VAMOS OLHAR O MUNDO PARA ALÉM DAS APARÊNCIAS…
Através da obra “O Pequeno Príncipe” vamos viajar pelo mundo, diminuir as distâncias, ver com o coração e pensar melhor nas coisas que são certas e importantes… afinal de contas:
“Somos todos tripulantes de um mesmo planeta.”
Antoine de Saint-Exupéry
Cativar e criar é só começar...
Apresentação do Projeto:
Esse projeto de leitura e aprimoramento das virtudes e valores tem como apoio o livro de Saint-Exupéry: O PEQUENO PRÍNCIPE, que nos fala ao coração, motivando uma reflexão de nossos valores e de como absorvê-los de forma lúdica e facilitadora. Para o nosso trabalho é importante ler, refletir, analisar e comparar nossas atitudes em relação ao outro e interagir com todos. Esse projeto será desenvolvido durante todo o ano 2012 por alunos, professores e funcionários da Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisca Isabel, envolvendo toda a comunidade através de suas ações.
Objetivo gerador:
Ler e interpretar textos são atos que não apenas engrandecem o ser humano, mas também ajudam a compreensão do mundo, seja apenas em algumas páginas, talvez o bastante, para entender o mundo. Um mundo composto pela diversidade. É nessa diversidade, que o ato de educar abre um leque cultural. Assim, por exemplo, quem realiza uma leitura do “O Pequeno Príncipe" de Saint-Exupéry, possa então sentir a verdadeira mensagem do autor: o interesse, o questionar e a compreensão sejam em crianças, jovens e adultos, ter sonhos e estar vivo, imaginar e ter habilidade a ser alimentada na infância e principalmente na adolescência, pois na passagem da primeira para a segunda o aluno muitas vezes deixa de fantasiar e a falta de imaginação pode representar uma dificuldade para ele enfrentar sua realidade, conduzindo-o a um mau caminho, a falta de objetivos e principalmente a perda de valores. Por isso, é necessário criar oportunidades para que nossos jovens dêem continuidade aos seus sonhos. A imaginação de hoje é a criatividade do amanhã. O sonho de hoje são a solução de um problema do amanhã. “A gente só conhece bem as coisas quando as cativou”. Precisamos ensinar nossos jovens a dar valor ao mundo, fazer amigos e principalmente saber valorizá-los, para juntos transformarem a si e ao mundo! Por isso, nosso objetivo gerador é:
“Se tu queres um amigo, cativa-me!”
Antoine de Saint-Exupéry
Objetivos Específicos
· Promover aos alunos momentos de reflexão sobre sua vida, sobre o mundo em que vivem, valorizando-o e buscando o seu melhor.
· Oportunizar situações aos alunos, progressivamente, capacitando-os para o bem estar dos grupos dos quais faz parte, através do aprimoramento e desenvolvimento de valores morais, sociais e éticos;
· Desenvolver atividades, assegurando ao educando uma formação comum, indispensável para o exercício da cidadania fornecendo-lhes meios para progredir no trabalho e na sua formação acadêmica;
· Instigar o educando na construção de seu próprio conhecimento, interagindo com a sociedade;
· Proporcionar ao educando, como sujeito de sua própria aprendizagem, situações desafiadoras, levando-o ao desenvolvimento de espírito crítico, atuante e participativo no meio que o rodeia.
· Reafirmar o valor da vida nos direitos humanos fundamentais, na dignidade e valor da pessoa humana.
· Compreender a atual preocupação com o mundo cada vez mais violento e de desrespeito.
· Capacitar os educandos a abastecerem-se de habilidades a fim de responderem positivamente a uma sociedade diversa.
· Promover aos alunos uma filosofia de vida, e a partir daí, facilitar o seu crescimento geral, desenvolvimento e escolhas para que eles possam integrar-se na comunidade com respeito, segurança e objetivos.
· Demonstrar a importância do grupo e dos laços familiares no cultivo dos valores comunitários da solidariedade, do amor e do afeto, fundamentos de uma sociedade autenticamente humana e promotora da vida.
· Compreender que a sustentabilidade da vida é um processo natural para se manter.
· Estimular o aluno a refletir sobre a importância da preservação do meio ambiente junto à comunidade.
· Despertar o interesse e o gosto pelo ato de aprender tornando o processo de ensino aprendizagem prazeroso através de abordagens desafiadoras e pertencentes a realidade, relacionando todos os conteúdos a assuntos da atualidade.
· Utilizar pesquisa de forma a envolver o aluno no que está sendo desenvolvido em aula, tornado esta atividade atrativa e desafiadora sem se esquecer de indicar bibliografia, verificando se as obras indicadas fazem parte do acervo da biblioteca da escola, bem como acompanhar a elaboração do trabalho, solicitando que o aluno apresente rascunho, explique e discuta suas idéias com o professor e o grupo, antes da apresentação e entrega do trabalho, avaliando o envolvimento e o desempenho do aluno na realização da pesquisa.
· Envolver a família nas atividades escolares e beneficiá-las a partir de ações de solidariedade.
· Oportunizar ao educando o estímulo necessário ao desenvolvimento de suas potencialidades, bem como o interesse pelo trabalho em equipe visando à melhoria da qualidade de vida;
· Proporcionar a pesquisa e a investigação oportunizando a construção do conhecimento, na busca de novas condições de integrar escola-comunidade atendendo as expectativas de ambas;
· Utilizar leitura, interpretação e escrita de textos, através de leitura silenciosa, oral e coletiva, desenvolvendo não apenas o interesse pela cultura letrada como também desafiando o aluno a aprender, através da busca por respostas, assim aguçando-o a buscar soluções para os problemas do dia-a-dia.
Atividades a serem realizadas:
Para que possamos atingir os objetivos propostos pelo projeto, em discussão com o corpo docente da escola, pensamos as ações a serem desenvolvidas durante o ano letivo.
1º aos 5º anos
· Serão desenvolvidos projetos envolvendo literatura que instiguem o hábito de leitura e que trate das questões de cidadania, preservação e diversidade.
· Também serão desenvolvidas atividades envolvendo o resgate histórico e cultural das famílias através de visitas as casas e a vinda de pessoas para a explanação. Construção de Mascote (Pequeno Príncipe) que viajará para casa dos alunos, trazendo um pouco do referencial de cada aluno para a escola, através de registros feitos pela família;
· Trabalho com reciclagem de materiais diversos.
· Separação do lixo.
· Preservação do planeta e sustentabilidade.
· Respeito à natureza e animais;
· Explorar questões que os alunos tragam a respeito do livro, curiosidades, dúvidas e também a reflexão deste através de atividades variadas, como teatro, atividades em grupos, trilhas, entre outras.
· Criação de um espaço para cada turma ter um canteiro, onde sejam cultivadas flores, ou outros tipos de plantas, no final do ano será escolhido o canteiro mais belo, através de eleição.
· Exploração dos temas: Planetas, Sistema Solar, Estrelas, Vegetação, Solo, Água, dentro do plano específico de cada ano.
· Gincana que tratem de atividades que estimulem valores éticos e morais.
· Passeio ao Planetário, para estudo dos PLANETAS;
6º anos à 8ª série
· Português: Leitura do Livro: “O Pequeno Príncipe”, trabalhos referente ao livro de interpretação, oralidade, gramática e ortografia. Trabalho com textos de conscientização que estejam engajados na proposta de cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e diversidade. Assistir ao filme “O Pequeno Príncipe” para comparação com o livro. Teatro sobre o livro. Trilha literária. Criação de livro de aventuras dos alunos “Também Somos Príncipes de um mesmo Planeta”
· Matemática: Mensuração de dados coletados pelas demais disciplinas sobre os assuntos a serem tratados durante o projeto. Pesquisa socioantropológica retratando através de gráficos pela disciplina. Destaque para assuntos como Sistema de Medidas;
· Ciências e Ética Ambiental: Saúde, alimentação saudável, preservação do meio ambiente, sustentabilidade, aquecimento global, cuidados com fauna e flora, separação do lixo. Planilhas e gráficos, experiências sobre vulcões, pesquisa sobre planetas, sobre a possibilidade de vida e tipos de matérias. Passeio ao Museu da PUCRS.
· História – resgate histórico do aluno, bairro, escola, município através da coleta de fotos para a montagem de um acervo fotográfico. Biografia do aluno. Trabalho sobre dados do Livro: “Pequeno Príncipe” como II Guerra Mundial, a história do autor do livro: Antoine Saint-Exúpery, Sobre a Conquista do Homem a Lua, entre outros fatos que o livro venha a interessar aos alunos. Passeio ao Museu da PUCRS.
· Ensino Religioso – resgate da autoestima dos alunos através do registro de sua história de vida, mostrando que cada um é um ser individual e único com qualidades, valorizando-o assim sua situação de cidadão do mundo, através de técnicas de grupo, mensagens, textos bíblicos e reflexões.
· Artes – pintura de latas para a separação do lixo em sala de aula, atividades artísticas se utilizando de material reciclado, ensinando aos alunos a confecção de artigos que possam auxiliar na renda familiar, desfile de roupas com material reciclado, confecção do mascote do projeto. Trabalhos sobre diversidade cultural, racial e social.
· Educação Física – vida saudável, respeito ao corpo, alimentação saudável e a importância do esporte para a saúde. Comparação dos padrões de saúde de países diferentes.
· Geografia – mudanças globais sobre o meio ambiente, as causas de catástrofes no mundo, consequências da poluição do planeta. Conhecer melhor sobre os Desertos, sobre os Vulcões, Tipos de Solos, Vegetações, sobre os Planetas, Estrelas, Asteroides, assuntos tão pressentes no livro “O Pequeno Príncipe”. Passeio ao Museu da PUCRS
· Ética e cidadania – conceituação da ética e da cidadania, direitos e deveres, conscientização da responsabilidade social que temos, diversidade racial, cultural e social, ações que desenvolvam a cidadania na escola, bairro, família e sociedade em geral. Comparação das atitudes do personagem do livro com as nossas atitudes.
· Ações comuns – trazer profissionais de diferentes áreas para tratar sobre saúde, alimentação saudável (nutricionista da escola para falar sobre alimentação, biólogo para falar sobre sustentabilidade e preservação, médico para falar sobre saúde do corpo, ginecologista para falar sobre educação sexual, dentre outras possibilidades). Trazer pessoas que conheçam de perto (que tenham viajado, morado, feito intercambio) outras culturas e países para contar as diferenças e expor suas peculiaridades culturais. Montar painéis de fotos, apresentações em slides para a feira das culturas. Palestras motivacionais que despertem a valorização da vida, do planeta e principalmente os valores éticos e morais. Criação de um espaço para cada turma ter um canteiro, onde sejam cultivadas flores, ou outros tipos de plantas, no final do ano será escolhido o canteiro mais belo, através de eleição. Dia “D” – Atividades que envolvam toda a escola e que também resgatem valores.
· Gincana que tratem de atividades que estimulem valores éticos e morais.
“Um país se faz com homens e com livros.”
Monteiro Lobato