sexta-feira, 24 de junho de 2011

Projeto da Escola para 2011...



Eu Cidadão do Mundo...
 “Todos por um mundo melhor”


   
OBJETIVO GERAL
Despertar o interesse e o gosto pelo ato de aprender tornando o processo de ensino aprendizagem prazeroso através de abordagens desafiadoras e pertencentes a realidade, relacionando todos os conteúdos a assuntos da atualidade, assim desafiando o aluno a aprender, ocupando seu espaço enquanto cidadão do mundo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·         Promover aos alunos momentos de reflexão sobre sua missão de cidadão do mundo, valorizando o meio em que vive na busca de uma mundo melhor.
·         Oportunizar situações aos alunos, progressivamente, capacitando-os para o bem estar dos grupos dos quais faz parte, através do aprimoramento e desenvolvimento de valores morais, sociais e éticos;
·         Desenvolver atividades, assegurando ao educando uma formação comum, indispensável para o exercício da cidadania fornecendo-lhes meios para progredir no trabalho e na sua formação acadêmica;
·         Instigar o educando na construção de seu próprio conhecimento, interagindo com a sociedade;
·         Proporcionar ao educando, como sujeito de sua própria aprendizagem, situações desafiadoras, levando-o ao desenvolvimento de espírito crítico, atuante e participativo no meio que o rodeia.
·         Reafirmar o valor da vida nos direitos humanos fundamentais, na dignidade e valor da pessoa humana.
·         Compreender a atual preocupação com o mundo cada vez mais violento e de desrespeito.
·         Capacitar os educandos a abastecerem-se de habilidades afim de responderem positivamente a uma sociedade diversa.
·         Promover aos alunos uma filosofia de vida, e a partir daí, facilitar o seu crescimento geral, desenvolvimento e escolhas para que eles possam integrar-se na comunidade com respeito, segurança e objetivos.
·          Demonstrar a importância do grupo e dos laços familiares no cultivo dos valores comunitários da solidariedade, do amor e do afeto, fundamentos de uma sociedade autenticamente humana e promotora da vida.
·         Compreender que a sustentabilidade da vida é um processo natural para se manter.
·         Estimular o aluno a refletir sobre a importância da preservação do meio ambiente junto a comunidade.
·         Despertar o interesse e o gosto pelo ato de aprender tornando o processo de ensino aprendizagem prazeroso através de abordagens desafiadoras e pertencentes a realidade, relacionando todos os conteúdos a assuntos da atualidade.
·         Utilizar pesquisa de forma a envolver o aluno no que está sendo desenvolvido em aula tornado esta atividade atrativa e desafiadora sem se esquecer de indicar bibliografia, verificando se as obras indicadas fazem parte do acervo da biblioteca da escola, bem como acompanhar a elaboração do trabalho, solicitando que o aluno apresente rascunho, explique e discuta suas idéias com o professor e o grupo, antes da apresentação e entrega do trabalho, avaliando o envolvimento e o desempenho do aluno na realização da pesquisa. 
·         Envolver a família nas atividades escolares e beneficiá-las a partir de ações de solidariedade.
·         Oportunizar ao educando o estímulo necessário ao desenvolvimento de suas potencialidades, bem como o interesse pelo trabalho em equipe visando a melhoria da qualidade de vida;
·         Proporcionar a pesquisa e a investigação oportunizando a construção do conhecimento, na busca de novas condições de integrar escola-comunidade atendendo as expectativas de ambas;
·         Utilizar leitura, interpretação e escrita de textos, através de leitura silenciosa, oral e coletiva, desenvolvendo não apenas o interesse pela cultura letrada como também desafiando o aluno a aprender, através da busca por respostas, assim aguçando-o a buscar soluções para os problemas do dia-a-dia.

 
"Façamos da interrupção um caminho novo
Da queda um passo de dança
Do medo uma escada
Do sonho uma ponte
Da procura um encontro!"
Fernando Sabino

Nenhum comentário:

Postar um comentário