sábado, 3 de março de 2012

Educação Integral...

       Nossa escola tem o orgulho de ser a pioneira em educação integral no município de Araricá, sendo que integra alunos em 9 horas diárias de atividade, desde o anos de 2010. Hoje, o município de Araricá a partir de nosso exemplo que deu certo, mergulha em um novo desafio, que será levar as outras escolas essa proposta e atender alunos de 1° aos 5° anos em turno integral.

       A educação brasileira vem sofrendo modificações há bastante tempo. A escola não é mais apenas um lugar onde se ensina, não é mais apenas um lugar onde professores ensinam alunos. A escola de hoje é um lar, um referencial de família é onde crianças sentem-se amparadas, cuidadas e protegidas, além de ser um espaço para o desenvolvimento sócio-cognitivo. Por conta disto tudo que a educação de hoje vem modificando seus parâmetros, idealizando novas formas de ensinar e de aprender, estendendo seu tempo de permanência dentro da sala de aula e levando um pouco da escola para dentro da comunidade. A  ampliação de tempo de permanência na escola apresenta um exemplo do caminhar da educação para uma jornada de tempo integral, na qual os alunos permanecem dentro da escola por um tempo maior, ou a escola estende-se até a comunidade deste aluno, com objetivo de aproveitar  melhor o seu tempo, ensinando, modificando sua forma de pensar, modificando sua comunidade e preservando sua infância, sua identidade e seus valores. Por isso nossa escola mostra aqui um pouco desta transformação sendo uma, entre tantas escolas brasileiras, que tenta implantar a Educação Integral como meta de valorizar a educação, resgatando alunos para dentro da escola e fora dos perigos que nossa sociedade hoje os expõe.
Nosso país modificou muito sua visão no que se diz respeito à educação. Nossa história mostra que a educação no princípio foi algo que valorizávamos como uma preciosidade, apenas alcançado pelos mais afortunados, aos poucos esta realidade foi se alterando. A educação passou ser uma forma de se aperfeiçoar a mão de obra operária e finalmente foi declinando para um processo de socialização, onde virou um direito e uma maneira de erradicar o analfabetismo, transformando-se em uma educação socializadora e sua democratização converteu a educação em um direito a todos e principalmente da criança, trilhou-se um caminho que abre espaço para uma nova etapa: a Educação Integral. Hoje, a educação alcançou um processo de democratização onde não apenas as crianças têm o direito à escola, mas os direitos a socializarem-se e principalmente de tornarem-se cidadãos. Anísio Teixeira, Célestian Freinet, Darcy Ribeiro e Paulo Freire foram idealizadores desta escola, onde o seu tempo era pouco em vista de tantas necessidades a serem alcançadas. O que caracteriza uma educação ampliada, vindo a ser integral, não só de tempo e espaço, mas de funções sociais.  Para o legado destes pensadores e as mudanças dos contextos históricos de nossa educação é o reconhecimento da necessidade de ampliação e qualificação da escola, superando o caráter parcial e limitado que as poucas horas diárias proporcionam e comparando as necessidades das múltiplas demissões que caracterizam a aprendizagem dos seres humanos. A compreensão da formação integral associada à Educação Integral, conforme propõe Guará (2006) é a que se quer destacar como referência:

   “Na perspectiva de compreensão do homem como ser multidimensional, a educação deve responder a uma     multiplicidade de exigências do próprio indivíduo e do contexto em que vive. Assim, a educação integral deve ter objetivos que construam relações na direção do aperfeiçoamento humano. A educação, como constituinte do processo de humanização, que se expressa por meio de mediações, assume papel central na organização da convivência do humano em suas relações e interações, matéria-prima da constituição da vida pessoal e social” (GUARÁ, 2006, p.16).

A escola tem o potencial necessário para uma ação central, contudo hoje percebemos a necessidades desta mudança e contamos com apoio do Governo Federal firmando uma legislação onde a ampliação de tempo e espaço de aprendizagens seja possível. Sendo assim, Projetos Educacionais como o projeto “Mais Educação”, por meio da Portaria Interministerial n° 17/2007, servem como estratégias para induzir a implantação de escolas integrais. Trata-se de uma ação intersetorial entre as políticas públicas educacionais e sociais com a tarefa de ampliar espaços na escola tornando possíveis ações para a possibilidade da educação em tempo e em ações integrais.


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