sábado, 3 de março de 2012

Salas Ambientes...

    Nossa escola iniciou o ano com as salas Ambientes!
 Vejam como irá funcionar:

  SALA  AMBIENTE UMA PROPOSTA DESAFIADORA
  O que é uma SALA AMBIENTE?

É uma sala de aula na qual se dispõem recursos didático-pedagógicos que atendam um fim educacional específico.  A idéia é fazer o aluno interagir com uma maior diversidade de recursos e materiais pedagógicos e ter mais condições de estabelecer uma relação entre o conhecimento escolar, a sua vida e o mundo.   Além disso, o conceito de sala ambiente considera que o quadro negro não é único recurso válido no processo de ensino-aprendizagem na forma presencial.

     Como funciona?

          A ideia de organização escolar em salas ambiente concebe uma especialização das salas de acordo com as disciplinas que sediarão. Assim, podem-se ter salas de geografia, de história, matemática etc., e os alunos, não mais os professores, se deslocarão entre as salas a cada mudança de aula. O objetivo desta organização de espaços é que cada sala, uma vez especializada, conte com os subsídios materiais necessários para a ilustração e enriquecimento das aulas. Conjuntos de mapas, fotos e gravuras nas salas de geografia; microscópios, substâncias químicas, órgãos e animais conservados em formol na sala de ciências, e assim por diante. Para que as salas ambiente reflitam maiores oportunidades de aprendizagem aos alunos, e não sejam depósitos de materiais, é indicado o planejamento que favoreça a utilização dos espaços e do tempo. A participação dos alunos no planejamento também é indicada pois possibilita o maior envolvimento deles no dia-a-dia da escola.

   Qual o papel do PROFESSOR?

Cabe ao professor a responsabilidade de determinar quais recursos devem ser incluídos no espaço reservado ao ensino de sua disciplina e como eles serão dispostos. Sua forma de trabalhar também se modifica. No planejamento das aulas ele passa a levar em conta a utilização dos recursos disponíveis. Além disso, ao entrar na sala não mais estará entrando no espaço do aluno, ao contrário, o aluno é quem estará entrando no espaço do professor e isso fará muita diferença. Com uma sala própria, o professor poderá dispor aos alunos mais recursos e materiais para estimular o estudo de sua matéria considerando que terá um local onde poderá expor e guardá-los não tendo mais a necessidade de transportá-los de uma sala para outra.  Por fim, a implantação desse projeto possibilitará aos professores terem um espaço específico para sua disciplina que poderá ser mudado conforme os objetivos de cada aula, decorado conforme os estímulos de sua disciplina e no qual poderá dispor as carteiras da forma como achar melhor para cada atividade com os alunos.

Qual é o papel do ALUNO?

Os estudantes, por sua vez, também precisam estar envolvidos em todo o processo. Antes da implantação do projeto deverão ser trabalhados no sentido de colaborarem com a ordem e disciplina, sendo rápidos na mudança de salas para que tudo ocorra normalmente. É preciso reservar um local para exposição das produções da turma. Os trabalhos são partes importantes do cenário. A sala ambiente representa também para o aluno, um espaço mais prazeroso, acolhedor e estimulador para o convívio com os colegas e com o saber. Isso fará com que o processo ensino/aprendizagem seja estruturado com base em uma metodologia diferenciada, específica e direcionada pedagogicamente para o aluno, com propostas de trabalho adequadas às variadas situações e de acordo com as possibilidades e necessidades deles. Com o atendimento do professor em uma sala específica para ele será possível propor uma variedade de atividades que ofereçam oportunidades diversificadas e liberdade na escolha e no manuseio de materiais, além de proporcionar a ampliação dos espaços de trabalho e circulação dos alunos e desencadear uma relação significativa com o professor. 

Qual o papel da ESCOLA?

1.  Definição das salas de aulas disponíveis e suas respectivas disciplinas .


2. Levantamento do número de carteiras necessárias para a implantação do projeto, considerando que cada sala de aula deverá conter o número de carteiras referentes ao número da maior turma  pois nesse sistema todas as turmas circularão por todas as salas. 



3. Definição dos recursos mínimos que a escola disponibilizará para cada sala, considerando as respectivas disciplinas. 



4. Solicitação aos professores que apresentem por escrito o projeto do ambiente que pretendem implantar nas suas respectivas salas para aprovação da equipe administrativa.



5. Organização do horário escolar, considerando a disponibilidade do professor e as salas disponíveis.



6. Definição de ações de apoio na decoração das salas. 



7. Elaboração de um manual de instruções sobre a implantação do projeto para ser distribuído aos professores, alunos e pais.


“A importância do ambiente e da educação necessita ser percebida em uma dimensão expressiva. Nenhuma criança é uma esponja passiva que absorve o que lhe é apresentado. Ao contrário, modelam ativamente seu próprio ambiente e se tornam agentes de seu processo de crescimento e das forças ambientais que elas mesmas ajudam a formar. Em síntese, o ambiente e a educação fluem do mundo externo para a criança e da própria criança para seu mundo.”       (ANTUNES, 1999, p. 18).

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